Fórum Sindical realiza reunião com Secretários

reunião forum sindical com secretarios 2

Dezenove Sindicatos e Associações que compõem o Fórum Sindical de Mato Grosso, reuniram-se nesta quarta-feira (28) com os Secretários de Gestão, Julio Modesto, e Planejamento, Marco Marrafon. A reunião teve como objetivo cobrar do governo a implantação do MTPREV e MTSAÚDE, além de esclarecimentos a respeito dos decretos emitidos pelo governador no início do mês.

O SINTESMAT esteve presente através do seu presidente, Luiz Wanderlei, que ficou encarregado de falar sobre a situação do MTPREV. Luiz Wanderlei, cobrou dos secretários a nomeação do presidente e Diretoria Executiva da autarquia, que de acordo com a Lei, deveria ter ocorrido no último dia 20 de janeiro e até o momento nada foi feito. É necessária a nomeação da Diretoria Executiva para só então constituir os demais órgãos da autarquia, tais como Conselho de Previdência e Conselho Fiscal, além dos comitês de investimentos. Luiz Wanderlei lembrou os secretários que com a indefinição da Diretoria Executiva muitos processos de pensões, aposentadorias e abono permanência não estão sendo concedidos, prejudicando vários trabalhadores.

Outro assunto tratado na reunião foi com relação ao valor das diárias no Estado. Luiz Wanderlei lembrou aos secretários que desde 2008 esses valores não são reajustados e que os valores pagos hoje não são suficientes para o pagamento de despesas como hospedagem e alimentação, trazendo prejuízos aos trabalhadores. Outros sindicalistas cobraram também a isonomia nos valores, pois é inconcebível o pagamento de valores diferentes para pessoas que estão na mesma viagem. Como pode um motorista receber apenas R$110,00 enquanto que o passageiro, muitas vezes, está recebendo R$130,00, sendo que os dois estão no mesmo destino? Os secretários ficaram de estudar a questão e numa próxima reunião o assunto será retomado.

Quanto ao MTSAÚDE, o secretário disse que será implementado ainda este mês, fato este que já começou a ocorrer, pois nesta quinta-feira (29) o secretário Julio Modesto anunciou que o administrador Flávio Alexandre Taques da Silva permanecerá na presidência do MTSAÚDE, fato este solicitado pelos membros do Fórum Sindical.

Quanto aos decretos do início do mês, o Secretário Marco Marrafon explicou que as medidas implantadas pelo governador visam restabelecer o equilíbrio fiscal do Estado, o que se reflete diretamente no servidor. “Foi justamente por respeitar demais os servidores que nós tomamos todas essas medidas, inclusive as consideradas um pouco mais duras. Se não fizéssemos isso, corríamos o risco de prejudicar os servidores, uma vez que poderíamos ter problemas para honrar com os pagamentos de salários”, disse.

Os Secretários se colocaram à disposição para manter uma agenda de reuniões com os servidores.

Reunião  fórum - 28-01-15 IMG 20150128 160656712 HDR