Presidente do Sintesmat participa da Plenária Nacional da Fasubra

Site - IMG 20150308 111742704Aconteceu nos dias 06 a 08 de Março, no Rio de Janeiro, a primeira Plenária Nacional de 2015 da FASUBRA Sindical, Federação de Sindicatos dos Trabalhadores Técnicos administrativos das Universidades Publicas Brasileiras. O presidente do SINTESMAT esteve presente no evento.

O primeiro dia da plenária foi marcado pela participação dos delegados no Ato Nacional contra a EBSERH e em defesa dos hospitais Universitários. O ato teve uma grande participação dos trabalhadores, inclusive de outras entidades de classe. Na manifestação foi cobrado do Governo o fim da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que prejudica os trabalhadores transformando os hospitais universitários em empresas com servidores mal renumerados, terceirizados e sem estimulo a pesquisa e extensão.

No dia 07, foi antecipado a comemoração ao dia da mulher. Foi avaliado pelos delegados que deixar para comemorar o dia no final do evento poderia haver tempo suficiente para discutir os assuntos da mulher trabalhadora. Neste dia, a mesa diretora foi composta exclusivamente por mulheres e foram discutidos assuntos relativos a valorização da mulher nos locais de trabalho.

Ainda no dia 7, foi apresentado a prestação de contas do ultimo trimestre de 2014. Vários delegados chamaram a atenção para os gastos da Diretoria com passagens aéreas, fato este explicado pela Direção Nacional, informando que nos meses subseqüentes estes gastos diminuíram de forma significativa, com melhor planejamento das viagens. O relatório do Conselho Fiscal foi aprovado pela maioria dos delegados.

No dia 08 ficou reservado para as análises de conjuntura, onde cada delegado pode expor o seu ponto de vista a cerca da carreira, ou qualquer outro assunto. A grande discussão ficou em torno de Políticas partidárias, com delegados ora acusando o governo, ora em defesa. Mas uma boa parte dos delegados discutiram que as convicções políticas devem ficar fora do ambiente sindical e que o principal propósito da Federação é defender o trabalhador, independente de qual força política compõe o Governo. Neste contexto, ao fazer o uso da fala, o presidente do Sintesmat afirmou que independente de quem esta a frente do poder, os sindicatos e federações devem estar ao lado dos trabalhadores, pois cada um tem o seu papel.

Na tarde do dia 08, foi discutido a realização do Confasubra – Congresso da FASUBRA que irá ocorrer nos dias 04 a 08 de maio de 2015, na cidade de Poços de Caldas – MG. Para maiores informações acessar o site: www.fasubra.org.br