SINTESMAT participa de reunião do Fórum Sindical.

forum 1

Diretores do SINTESMAT participaram na última terça-feira (09) em Cuiabá, de uma reunião com o Fórum Sindical, nas dependências do SINTAP.

Na reunião foram debatidos diversos assuntos inerentes a todas as categorias, como de praxe nas reuniões do fórum sindical.

Dentre os assuntos debatidos, estão os relacionados ao MT-PREV, ao decreto que regulamenta o valor das diárias, o Reajuste Geral Anual, posicionamentos dos diversos sindicatos, dentre outros.

O gestor governamental Umbelino Cordeiro esteve presente na reunião e esclareceu sobre os próximos passos do MT-PREV. Segundo ele, deverá ser publicado nos próximos dias a estrutura organizacional da autarquia, além de edital para escolha dos conselheiros do Conselho de Previdência e Conselho Fiscal do MT-PREV. Os sindicalistas debateram sobre a forma de convocação da reunião com todas as entidades sindicais do poder executivo para escolha dos delegados que representarão os servidores nos dois conselhos, das vagas relativas ao Poder Executivo.

Os sindicalistas debateram também o decreto 112/2015, que regulamenta as diárias dos servidores dentro do estado.  A maioria dos presentes refletiram que apesar da atualização, em boa parte do estado os valores ainda são insuficientes para cobrir as despesas de hospedagem e alimentação. Solicitaram, pelo fórum, agenda com o Secretário de Estado de Gestão Júlio Modesto, com a finalidade de debater sobre o assunto. O fórum deliberou também, por realizar levantamento de custos em todas as regiões do estado, de forma a subsidiar a discussão com a Secretaria de Gestão.

Participaram da reunião com o fórum sindical presidentes de diversos sindicatos, tais como SINTAP, SINTEMA, ASSOF, SINDIFISCO, SINDSPEN, Sindicato da AGER-MT, dentre outros. Participou também o Gestor Governamental Umbelino Cordeiro. Pelo SINTESMAT, o presidente e vice Luiz Wanderlei dos Santos e Jefferson Odair Diel, respectivamente, além do Coordenador de Comunicação Sindical Eder Correia Salomão.