Sintesmat e Fórum Sindical tem nova reunião com Secretario de Gestão

novembro - reunião do Forum com Julio Modesto 2Aconteceu na tarde desta segunda-feira (16-11), no auditório da Secretaria de Planejamento – SEPLAN, mais uma reunião entre o Fórum Sindical e o Secretario de Gestão, Julio Modesto – SEGES. A pauta principal da reunião era sobre o novo decreto governamental (240/2015) sobre as consignações. Os sindicalistas presentes manifestaram preocupação com alguns artigos do referido decreto, principalmente no que se refere a cobrança de 1% (um por cento), dos valores arrecadados com as mensalidades que irá compor o Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal - FUNDESP. De acordo com o Secretario Julio Modesto, nos decretos anteriores já havia a previsão desta cobrança, no entanto, não estava sendo aplicada.

Outro ponto que os sindicalistas questionaram é a data para o repasse dos valores arrecadados, no decreto consta que o repasse será efetuado até o vigésimo dia subsequente ao desconto. Na avaliação dos presentes, os valores deveriam ser repassados imediatamente, uma vez que não se trata de recursos do governo e, portanto, não há necessidade de um prazo tão longo para que se efetue o repasse. Foi lembrado ainda que no governo passado esses valores eram repassado no máximo até o dia 10 de cada mês. Julio Modesto se comprometeu a reunir-se com a Secretaria da Fazenda para agilizar esse repasse.

Aproveitando a reunião, foi cobrado do secretario a audiência com o Governador Pedro Taques. Julio Modesto propôs que antes da reunião com o Governador, o Fórum Sindical reúna com os secretários da Fazenda, Planejamento e Gestão para que, ao reunir com o Governador, a pauta seja bem sucinta, indicando ainda que para a reunião com Pedro Taques, sejam escolhidos um ou dois representantes do Fórum. Os sindicalistas questionaram o porque o governador não quer reunir-se direto com o Fórum Sindical, uma vez que o mesmo havia se comprometido a reunir com regularidade para ouvir os clamores dos servidores públicos, fato este que não vem acontecendo. Diante do impasse, Julio Modesto se comprometeu a conversar com o Governador sobre o assunto.

Outro ponto questionado na reunião foi quanto a segunda fase da reforma administrativa do Estado. De acordo com o Secretario de Gestão, antes de ser anunciada, fará uma reunião com os membros do Fórum Sindical para expor o projeto.

novembro - reunião do Forum com Julio Modesto 4

novembro - reunião do Forum com Julio Modesto