Técnicos aderem à Greve Geral Unificada desta quarta-feira (07/06)

Conforme decisão em Assembleia Geral, realizada nas Seccionais do Sintesmat na última segunda-feira (29/05), os Profissionais Técnicos da Educação Superior da UNEMAT irão aderir à GREVE GERAL UNIFICADA desta quarta-feira (07), juntamente com as demais categorias representadas pelo Fórum Sindical.

Cada Seccional tem autonomia para realizar ações, sendo que haverá concentração às 8h na Assembleia Legislativa, tendo como pauta de reivindicação o pagamento da RGA. Os sindicatos representados pelo Fórum Sindical não aceitaram a proposta do Governo que prevê pagamento parcelado da RGA 2017 para o ano de 2018 e ainda a previsão de pagamento da RGA de 2018, estimada pelo governo, a ser paga em duas parcelas (2018 e 2019), dentre outras reivindicações.

Sobre a pauta de reivindicações da presente Greve Geral, o Fórum Sindical encaminhou Ofício 023/2017 ao governador e secretários de Fazenda e Gestão, no dia 27 de maio, onde faz uma contraproposta para o pagamento, da seguinte forma: Pagamento integral do residual da RGA 2016 (3,92%) no mês de julho; Pagamento da RGA 2016 (6,58) dentro do exercício fiscal de 2017, com garantias em lei da reposição dos retroativos financeiros sobre os parcelamentos praticados em 2016 e propostos para os próximos anos.

A garantia da manutenção do desconto previdenciário em 11%, e do cumprimento das leis de carreiras vigentes (progressões horizontais e verticais) também estão em pauta.

Os trabalhadores da UFMT declararam apoio à luta, repudiaram a atitude do Governo em descumprir a legislação e ainda têm a orientação do Sindicato de participarem do movimento de ocupação da Assembleia Legislativa, prontificando-se a demonstrar a união dos trabalhadores para barrar as retiradas de direitos. (conforme site).

A greve desta quarta-feira (07) será de apenas um dia, e deve ocorrer em todas as unidades da Universidade, com as Seccionais do Sindicato organizando atos e eventos pra reforçar os pleitos da categoria junto à comunidade acadêmica.