SINTESMAT REALIZARÁ ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA NA PRÓXIMA TERÇA

Conforme convocação do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso – SINTESMAT, Carlos Roberto dos Santos Junior, será realizada, na próxima terça-feira (27/06) às 14h, em todas as seccionais, Assembleia Geral Extraordinária para discutir dois principais pontos:

1 – Aceitação da Proposta formulada pelo Governo e apresentada ao Fórum Sindical;

2 - Adesão à Greve Geral convocada pelas Centrais para o dia 30 de junho de 2017 contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária, em tramite no Governo Federal, a Favor de Eleições Diretas à Presidência e Pró Fora Temer

Em reunião entre o Fórum Sindical e o Governo, foi ofertada uma nova proposta para pagamento da RGA 2017, que está sendo discutida pela base das categorias. O resultado das discussões deverá ser levado na próxima reunião de negociação com o governo marcada para o dia 29 de junho (quinta-feira próxima).

Como resultado na negociação, o governo reconheceu as perdas salariais ocasionadas pelos parcelamentos das reposições anteriores e formalizou proposta de pagamento para os próximos dois exercícios, bem como residual da reposição do exercício anterior.

Acerca do residual da RGA 2016 (3,48%), a parcela a ser paga no salário de junho (10/07), reajustada de 1,74 para 1,96% já se encontra implementada em folha e a última será implementada em setembro.

Sobre a RGA de 2017, a proposta inicial era de pagamento de duas parcelas de 2,15% e uma de 2,14%, que foi ajustada para duas de 2,19% e uma de 2,20%, em atenção à solicitação do Fórum Sindical. As parcelas, segundo a proposta atual, deverão ser lançadas em folha nos meses de novembro (com pagamento em 10/12/2017), abril e setembro/2018 (com pagamento para o dia dez do mês subsequente). Ainda segundo a proposta, poderá ocorrer antecipação da segunda parcela para o mês de março e da terceira para maio de 2018, vinculadas ao crescimento da arrecadação do Estado.

Sendo assim, os Profissionais Técnicos da Educação Superior deverão se reunir nas seccionais para discutir a aceitação ou não da proposta do Governo acerca do pagamento da RGA, bem como adesão à greve geral de 30 de julho com pautas nacionais.