Técnicos paralisam na próxima sexta-feira

Os Profissionais Técnicos da Educação Superior da Unemat decidiram em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no final da tarde desta segunda-feira (06), por aderir à paralisação dos servidores do Executivo Estadual no próximo dia 10 (sexta-feira).

A paralisação marca um protesto da categoria frente às recentes ações do Estado em relação seu funcionalismo, notadamente, o atraso salarial ocorrido no mês anterior, a informação vinda do Governo Estadual que indica escalonamento dos salários dos servidores no mês de novembro, além da PEC do Teto de Gastos e seus impactos no serviço público estadual.

O protesto foi chamado pelo Fórum Sindical, fórum que congrega os dirigentes dos sindicatos e associações de servidores que representam os servidores do poder Executivo estadual, em face dos acontecimentos citados acima, que tem grande impacto na vida laboral e até pessoal do funcionalismo estadual.

A Assembleia que ouviu o posicionamento da categoria aconteceu na última segunda-feira nas Seccionais do Sindicato, localizadas nos locais de trabalho da Universidade, e contou com a participação de servidores de todos os Câmpus da Universidade, que atenderam o chamamento do Sindicato e manifestaram sua opinião.

Dos presentes, aproximadamente 65% se manifestaram favoráveis à adesão do Sindicato à paralisação, conforme detalha a imagem abaixo.

As Seccionais do Sintesmat, localizadas nos locais de trabalho, devem promover atos, preferencialmente em conjunto com outros sindicatos e associações para marcar o dia de protesto.

A PEC tramita na Assembleia Legislativa e foi aprovada em primeira votação no último dia 24/10, onde deve passar por uma segunda votação, em até quinze dias, para que cumpra o rito legislativo de aprovação.