Sindicato acompanha plenária final do Congresso Universitário

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso - SINTESMAT participa da Plenária Final do 3° Congresso Universitário da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, que está ocorrendo em Cuiabá, desde o último dia 11 de novembro (sábado), no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso - FIEMT.

O Congresso Universitário é a instância máxima de deliberação no âmbito universitário e visa discutir macro-políticas institucionais, bem como o direcionamento da Universidade pela próxima meia década.

Consultada anteriormente sobre o Congresso Universitário, a categoria dos Profissionais Técnicos da Educação Superior deliberou pelo acompanhamento e participação do Sindicato em todas as fases do 3º Congresso Universitário, o que de fato vem sido desempenhado desde março do ano de 2016.

O Sindicato se esmerou em cumprir esta determinação, envidando esforços para acompanhar as etapas locais, regionais e a plenária final, que está acontecendo agora. Além da participação das Seccionais, as etapas locais e regionais contaram sempre com a presença de membros da Diretoria Executiva, que se organizaram para acompanhar o evento realizado em todos os Campus da Instituição.

Em sua fala, na abertura da plenária final, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior, Carlos Roberto dos Santos Junior, mencionou a alegria de estar participando de um evento que visa direcionar as ações e polí­ticas da Universidade do Estado de Mato Grosso. "É com alegria que este sindicato participa de um evento que busca a solidificação e fortalecimento da Unemat, sabedores da importante função social que esta Instituição exerce neste Estado, qual seja, a formação de cidadãos e profissionais de excelência, nos quatro cantos deste Estado", afirmou.

Apesar da congratulação pela participação da construção de uma Universidade mais sólida e com excelência, o presidente alertou ainda sobre os ataques ao funcionalismo perpetrados pelos governos estadual e federal, chegando inclusive ao atraso dos vencimentos do funcionalismo do Executivo. "Ao entoarmos o hino nacional, na parte que diz verás que um filho teu não foge à  luta devemos ter essa lição, para dela tirarmos o combustível necessário para resistir aos ataques presentes nas políticas implementadas pelos governos federal e estadual, e usá-la como mola propulsora de esperança, porque apesar de todo o terrorismo e ataques orquestrados pelo governo, deve-se ter em mente que a esperança de dias melhores deve ser maior que qualquer tipo de medo que tente nos paralisar, isso serve para a vida sindical, para a vida profissional e para a vida pessoal", destacou.

A Plenária Final da 3º edição do Congresso Universitário, que ocorre em Cuiabá¡, seguirá pelos próximos dias, com previsão de finalização na próxima sexta-feira (17).