Sindicato judicializará atraso salarial

Em reunião que se estendeu noite adentro nesta terça-feira (13) em Cuiabá, a Diretoria Executiva do Sintesmat decidiu ações e avaliou cenários que ocorrem no Estado de Mato Grosso na atualidade.

Após debates e avaliações, a Diretoria considerou como necessária a judicialização do atraso salarial, que aconteceu no mês de Outubro e se repete agora, em maior gravidade, no mês de Novembro, em que três dias já se passaram da data limite trazida pela Constituição Estadual para pagamento dos servidores, e boa parte da categoria não recebeu os seus salários. O atraso dos vencimentos traz consequências nefastas aos trabalhadores, impondo-lhes limitações, privações e humilhações indevidas, como consequência direta da falta de planejamento e organização do Estado.  Serão tomadas providências pela Diretoria para cumprir tal decisão, em conjunto com o jurídico do Sindicato.

Nesta terça-feira haverá reunião com demais dirigentes sindicais, no Fórum Sindical, e também com o Governo Estadual para avaliar a questão do atraso salarial do funcionalismo, em que o Sintesmat também se fará presente.

A Diretoria avaliou também o andamento do 3º Congresso Universitário, a participação da categoria no Congresso e também discutiu ações e questões referentes ao evento, cuja etapa final está ocorrendo em Cuiabá desde o último sábado (11). Toda a Diretoria está acompanhando o evento, estando presentes também servidores técnicos de todas as unidades da instituição.

Devido à grande participação de servidores técnicos oriundos de todas as unidades do Sintesmat no Congresso Universitário, e também a presença da maioria dos Diretores das Seccionais no evento, a Diretoria deliberou pela convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para o início da próxima semana, para discutir o atraso salarial e sua judicialização, e também decisões e ações após a finalização do Congresso Universitário.

A Diretoria reforça aos servidores que tem acompanhado os desdobramentos que tem ocorrido no Estado, as decisões tomadas pelo Governo, que incluíram pagar parte dos servidores e deixar outra parte sem pagamento, e ações em conjunto com outras categorias e também individualmente têm sido discutidas. A Diretoria se solidariza também com os Docentes da Universidade, que através de sua representação sindical (ADUNEMAT) definiu por utilizar o instrumento de greve para reivindicar a pagamento dos salários.

Na reunião foram também discutidas e definidas ações e posicionamentos da Diretoria que serão executados para fortalecer a categoria e defender os direitos dos trabalhadores.