Sintesmat repudia PEC que retira recursos da UNEMAT

NOTA DE REPÚDIO

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO – SINTESMAT, vem a público REPUDIAR o Projeto de Emenda Constitucional 03/2018 de autoria do Deputado Estadual Ademir Antonio Brunetto (PSB), bem como de todos os deputados que assinaram conjuntamente a iniciativa legislativa que visa revogação do art. 246 da Constituição Estadual, que garante o repasse financeiro à Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Tal ataque fere incomensuravelmente a autonomia universitária, bem como atenta gravemente a oferta e continuidade do ensino superior público estadual.

Se os ataques perpetrados visam à extinção da Universidade Pública no Estado de Mato Grosso, tal intenção não há de prosperar, pois encontrará a resistência do maior agente transformador de realidades deste Estado. Quem está acostumado a alimentar a esperança jamais entregará os pontos, pois a grandeza da Universidade do Estado de Mato Grosso vem principalmente das vidas que se entregaram para que a sua missão se tornasse a realidade que hoje se põe.

As conquistas de hoje são fruto de anos de luta e não serão entregues sem o mínimo de debate, de forma autoritária e sorrateira, sem um mínimo de estudo e de impacto.

A UNEMAT está presente em todo o Estado de Mato Grosso, possui 13 câmpus, 60 cursos de graduação regulares, 129 cursos de graduação em modalidade diferenciadas, 36 cursos de pós-graduação, possui mais de 1600 servidores (entre técnicos e docentes) e conta com 22.593 acadêmicos, que estudam em campus e núcleos espalhados por todo o Mato Grosso.

Este Sindicato REAFIRMA ainda a LUTA NA DEFESA DA UNEMAT, para que a UNEMAT SE MANTENHA COMO UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE, COM SUA AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA, ADMINISTRATIVA E DE GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL CONFORME ASSEGURA A CONSTITUIÇÃO e NÃO PERMITIRÁ que ataques dessa natureza sejam levados a efeito.

CÁCERES, 21 DE AGOSTO DE 2018.

CARLOS ROBERTO DOS SANTOS JÚNIOR
Presidente do SINTESMAT – SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO