Notícias

Nota conjunta à comunidade acadêmica da UNEMAT e à sociedade mato-grossense


Nota conjunta à comunidade acadêmica da UNEMAT e à sociedade mato-grossense

Na manhã desta terça-feira (28/08) os representantes das entidades classistas de profissionais técnicos, docentes e estudantes, respectivamente Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato  Grosso – SINTESMAT, Associação dos Docentes da UNEMAT – ADUNEMAT, Diretório Central dos Estudantes – DCE Livre Paulo Freire de Cáceres/MT, se reuniram com os Deputados Janaina Riva (MDB), Zeca Viana (PDT), Valdir Barranco (PT) e Wagner Ramos (PSD), a fim de discutirem e analisarem o teor e o impacto da PEC 03/2018, que  pretendia retirar a autonomia financeira da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, com a revogação do art. 246 da Constituição Estadual, bem como da EC 66, de 03 de julho de 2013, caso a mesma viesse a ser aprovada.

Os representantes classistas solicitaram ainda, que os Deputados que assinaram a PEC juntamente com o seu propositor, o Deputado Ademir Brunetto (PSB), retirassem suas assinaturas, preservando assim a autonomia financeira da UNEMAT e arquivando a PEC que visava, indiretamente, o fim da UNEMAT.

Representando o SINTESMAT, esteve seu presidente Carlos Roberto dos Santos Júnior; pela ADUNEMAT, Domingos Sávio da Cunha Garcia, Luciene Neves e Silvia Regina Nunes, presidente recém-eleita; pelo DCE Livre Paulo Freire, Câmpus de Cáceres, esteve presente a sua presidente, Viviane Silva.

Durante a Sessão, que foi acompanhada pelos representantes classistas, os Deputados Janaina Riva (MDB), Valdir Barranco (PT), Vagner Ramos (PSD), Dilmar Dal Bosco (DEM), Pedro Satélite (PSD), Dr. Leonardo (SD), Romoaldo Júnior (MDB) e José Domingos Fraga (PSD), reafirmaram o compromisso com a UNEMAT e se colocaram contra a PEC.

Com essa retirada de assinaturas, ao final da Sessão já não haviam assinaturas que permitissem o prosseguimento da PEC, devendo a mesma seguir para o arquivo.

Essa não é somente uma vitória da UNEMAT, mas sim uma vitória da sociedade mato-grossense.

As entidades classistas, SINTESMAT, ADUNEMAT e DCE Livre Paulo Freire - CÁCERES continuam a AFIRMAR que sempre lutarão na defesa dos direitos da UNEMAT e dos cidadãos mato-grossenses.

Carlos Roberto dos Santos Júnior – Presidente do SINTESMAT
Domingos Sávio da Cunha Garcia – Presidente da ADUNEMAT
Viviane Silva – Presidente do DCE Paulo Freire - Cáceres






Imprimir   Email