Assembleia Geral é convocada pelo Sintesmat

Acessos: 667
O Presidente do Sintesmat, Carlos Roberto dos Santos Júnior, convoca para o próximo dia 09 de agosto, sexta-feira, Assembleia Geral dos Profissionais Técnicos da Educação Superior da Unemat.

A convocação conta com dois pontos de pauta:
 
A Paralisação Nacional em Defesa da Educação Pública e Contra a Destruição da Aposentadoria foi convocada pela Central Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, para a próxima terça-feira (13), e ocorrerá em todo o país.

Diversas centrais sindicais, confederações e sindicatos aderiram a paralisação para defender uma educação pública e protestar contra as mudanças impostas pela reforma da previdência.

Apesar dos servidores públicos municipais e estaduais terem sido retirados da reforma da previdência no texto aprovado em duas votações na Câmara dos Deputados, existe forte articulação política por parte dos Governadores para que sejam novamente incluídos na PEC, em sua tramitação no Senado Federal. A proposta de emenda à Constituição que trata da reforma da previdência, chegou ao Senado Federal nesta quinta-feira (08).

As mudanças, já conhecidas, são substanciais, e abrangem pensões, idade e tempo mínimos de contribuição, valor das aposentadorias, limitação ao teto da aposentadoria do INSS, entre outros temas, que trarão grande impacto ao funcionalismo.

A Educação Pública também é objeto de ataques, e inclusive existe proposta do Governo para que Organizações Sociais (OS) passem a atuar na gestão de recursos públicos dentro das Universidades, inclusive com precarização da contratação de profissionais da educação.

Cumprindo decisão do Conselho de Diretores, o Presidente levou à apreciação da categoria a adesão à paralisação.

Em relação à pauta acerca de apoio aos trabalhadores da Educação Básica, em greve há mais de 70 (setenta) dias, devido ao descumprimento da Lei Complementar 510/2013, que dispõe sobre a reestruturação de seus subsídios, e também o não pagamento da RGA, eles sofrem com o corte de salários e ameaças de demissão, o que gera a demanda para as famílias de contar com a solidariedade de colegas e amigos.

Após receber solicitação de auxílio com cestas básicas por parte de subsede do Sintep, o presidente do Sintesmat resolveu por levar o assunto para deliberação da categoria.

A Assembleia ocorrerá nas Seccionais do Sintesmat, localizadas nos Câmpus da Universidade e em sua Sede Administrativa, nesta sexta-feira (9), às 15h em primeira convocação, e às 15h30min em segunda convocação.
 
Imprimir