No período de 21 a 25 de outubro de 2019, das 10h às 17h, estarão abertas as inscrições para chapas para Diretoria Executiva, Diretorias de Seccionais, Conselhos de Ética e Fiscal do Sindicato dos Técnicos da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso - Sintesmat.
Os Conselhos Fiscal e de Ética do Sindicato contam com cinco vagas cada um e as inscrições para conselheiros são individuais, já as inscrições para os cargos da Diretoria Executiva e Diretoria de Seccional serão através de chapas completas, contendo os candidatos para todos os cargos.
A Diretoria Executiva é composta por onze cargos: Presidência, Vice-presidência, Secretaria Geral, Primeira Secretaria, Tesouraria Geral, Primeira Tesouraria, Diretoria Jurídica, Diretoria de Eventos e Convênios, Diretoria de Formação Sindical, Diretoria de Comunicação Sindical e Diretoria de Assuntos Previdenciários.
As Diretorias de Seccionais são compostas por Presidência, Vice-Presidência e Secretaria Geral, podendo haver outros cargos segundo a necessidade regional.
O período para registro de recurso e impugnação das candidaturas será até o dia 30 de outubro de 2019 e no dia 04 de novembro será publicada a homologação final das inscrições no site do Sintesmat.
As inscrições deverão ser feitas junto à Comissão Eleitoral, na sede da Sintesmat, localizada na avenida Santos Dumont, 2618, Bairro DNER, Cáceres, MT, ou junto às Comissões Setoriais nos Câmpus da Unemat a partir do lançamento deste edital, impreterivelmente, até às 17h do dia 25 de outubro de 2019, mediante preenchimento de requerimento, com a apresentação dos documentos exigidos para o pleito, a saber: cópia de Documento Oficial com Foto, comprovante de sindicalização ao Sintesmat de no mínimo a 180 (cento e oitenta dias) antes da Eleição e certidão de quitação de obrigações financeiras emitida pelo Sintesmat.
A eleição ocorrerá no dia 27 de novembro em cada seccional e terão direito de voto todos os sindicalizados, sendo necessário quorum mínimo de 30% do total de sindicalizados aptos a votarem para validação do pleito.