Eleições gerais no Sintesmat ocorrem nesta quinta (28)

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso - SINTESMAT, realiza nesta quinta-feira, 28 de novembro, das 10h às 17h, eleições gerais em todas as suas seccionais.

Os votantes terão a oportunidade de escolher Conselheiros de Ética e Fiscais, bem como a Diretoria Executiva e os Diretores das Seccionais.

Os Conselhos Fiscal e de Ética do Sindicato contam com cinco vagas cada um e as inscrições para conselheiros são individuais, já as inscrições para os cargos da Diretoria Executiva e Diretoria de Seccional foram formalizadas através de chapas completas, contendo os candidatos para todos os cargos.

A Diretoria Executiva é composta por onze cargos: Presidência, Vice-presidência, Secretaria Geral, Primeira Secretaria, Tesouraria Geral, Primeira Tesouraria, Diretoria Jurídica, Diretoria de Eventos e Convênios, Diretoria de Formação Sindical, Diretoria de Comunicação Sindical e Diretoria de Assuntos Previdenciários.

As Diretorias de Seccionais são compostas por Presidência, Vice-Presidência e Secretaria Geral, podendo haver outros cargos segundo a necessidade regional.

O período para registro de recurso e impugnação das candidaturas foi de 30 de outubro a 04 de novembro, quando foi publicada a homologação final das inscrições no site do Sintesmat.

Podem votar todos os sindicalizados, plenos e não plenos, desde que tenham ingressado no quadro de sindicalizados a pelo menos 180 dias das eleições, e que estejam adimplentes com a mensalidade sindical e demais obrigações financeiras, conforme art. 87 do Estatuto.

Nesta quarta-feira (26), a Comissão Eleitoral Central divulgou o edital 09/2019, que traz a lista de eleitores aptos a participarem do processo eleitoral.

Para votar, os eleitores precisam se identificar na urna com documento oficial de identificação que possua foto, tais como RG, RNE, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional/Funcional ou Militar.

Também nesta quarta-feira, a Comissão Eleitoral Central divulgou a quantidade urnas disponíveis para votação, junto às Comissões Eleitorais Locais, situadas nas Seccionais do sindicato. Ao total, serão 14 urnas disponíveis para captar os votos dos sindicalizados. É necessária a participação de, no mínimo, 30% do total de sindicalizados aptos a votarem, para que o pleito seja válido.

A apuração dos votos pela mesa receptora, iniciar-se-á imediatamente após o término da eleição, sendo facultada a presença de um fiscal de cada candidato.

O resultado preliminar será divulgado após a contabilização dos votos e recepção da documentação pela Comissão Eleitoral Central, e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 04/12, conforme edital que rege o processo eleitoral.