Sintesmat e Fórum Sindical criticam Governo por atitudes anti-sindicais

Mais de 10 (dez) dez sindicatos que compõe o Fórum Sindical dos Servidores do Poder executivo de MT “forçaram” hoje de uma reunião na SEPLAG para discutir um Ofício assinado por um coordenador da Folha de pagamento, em que traz uma exigência entendida como ilegal e inconstitucional pelos sindicatos.
➡O referido Ofício Circular de n° 03/21, determina a TODAS as entidades sindicais que apresentem uma “NOVA FICHA DE FILIAÇÃO” dos atuais servidores filiados as entidades sindicais e associativas, independente de quando fora essa filiação. Ou seja, na prática ingere diretamente na relação dos sindicatos e associações com seus filiados, ao dizer que uma filiação de livre e expontânea vontade em dado momento deixaria de ser “válida”. Quando somente a expressão da vontade desse servidor pode fazê-lo deixar de ser filiado a sua entidade.
Desta forma, o SISMA, SINPAIG, SINPOL, SIDISPEN, SINDPSS, SINTESMAT, SINDES, SINTAP, SINTEP, CSB MT, ASAGER entre outros, estiveram na SEPLAG para cobrar uma reunião com o Secretário Basílio. Por este estar com agenda fora da SEPLAG, pediu para que o interino da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, Sr Geonir atendesse os presentes.
O Adjunto Geonir argumentou que seria uma recomendação da CGE. Porém os sindicatos explicaram que no ofício não fora anexada a tal recomendação da CGE para que os sindicatos pudessem compreender em que fundamentação legal estaria amparada.
➡O SINTESMAT não pode permitir tamanha ingerência. Claramente se traduz em uma prática anti - sindical e fere a liberdade associativa e a preservação organizacional do sindicato. Estaremos sempre na defesa dos direitos da coletividade e rechaçaremos todos os ataques que vierem.