RGA 2022 - Fórum Sindical realiza mobilização em Cuiabá

O Fórum Sindical realizou nesta quarta-feira (27), às vésperas do Dia do Servidor Público, um manifesto contra os ataques promovidos pelo governo Mauro Mendes e Jair Bolsonaro, exigindo o pagamento Integral da Revisão Geral Anual (RGA) de 2021/22 e contra a PEC 32.

De acordo com a LOA aprovada na Assembleia Legislativa início do mês de outubro, foi previsto um percentual de 6,05%. Sindicalistas apontam que a inflação medida para este ano deverá superar os 10% e o que o índice previsto não será o suficiente para a recomposição dos salários. Além disso, os sindicatos cobram do governo o pagamento das recomposições dos anos anteriores. Estudo preliminares apontam para uma perda salarial perto de 30% até o momento.

Quanto a PEC 32, fica claro o objetivo do Governo Federal em precarizar o serviço público no país, tornando os servidores públicos reféns de políticos sem escrúpulos, facilitando a corrupção. A estabilidade do servidor público não é um benefício, é uma garantia de que ele pode exercer suas funções sem medo de ser punido com a perda do cargo. Casos recentes divulgados pela imprensa nacional reforçam a necessidade da garantia de estabilidade no serviço público.

Os sindicalistas foram recebidos na Assembleia Legislativa pelos deputados Ludio Cabral (PT) e Paulo Araújo (PP) que se reuniram com os manifestantes reiterando seu apoio a causa dos trabalhadores. Os demais deputados da casa não se fizeram presentes, nem mandaram representantes. Embora usualmente às quartas-feiras ocorrem duas sessões na assembleia Legislativa, as sessões deste dia 27 foram canceladas.

No período Vespertino, o ato se concentrou em frente ao TRT (Av. do CPA) onde reiteraram a cobrança junto ao governo do Estado.