Governo Federal reabre Mesa Nacional de Negociação Permanente

Acessos: 86

Dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participaram, nesta terça-feira (07/02), da cerimônia de reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Após longos anos sem abertura de diálogo junto ao governo federal, as lideranças sindicais comemoram a nova fase, “o objetivo aqui é tirar a granada do bolso de vocês”, afirmou na ocasião da cerimônia o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, proeminente figura política do novo governo em contraponto ao seu antecessor na pasta, Paulo Guedes (saiba mais). Com a maior base sindical entre os servidores públicos no Brasil (saiba mais), a CSPB teve participação de destaque no evento que restabelece um novo ciclo de diálogo e negociação permanente junto ao governo federal.
                                                                            
“O governo federal, em linha com suas promessas de campanha, retoma o diálogo com as entidades do setor público em um gesto que, estamos convencidos, proporcionará um melhor diagnóstico sobre os desafios que precisam ser superados no serviço público brasileiro bem como estará melhor assessorado para encontrar alternativas e propostas que colaborem, efetivamente, para sua melhoria e modernização. A CSPB estará disponibilizando seus melhores quadros técnicos de modo a que possamos contribuir, coletivamente, com essa nobre missão que busca resultados para mais e melhores serviços ofertados ao cidadão contribuinte. Estamos bastante animados e dispostos a colaborar”, comemora o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.





Na ocasião do evento, o presidente da CSPB realizou discurso contundente em defesa dos serviços públicos e reivindicou a implementação do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público.

“Quero dizer que esse momento magnânimo que estamos vivendo, por meio de um agrupamento multidisciplinar tão poderoso para estabelecer a Mesa de Negociação Permanente, que ela precisa ser melhor dimensionada. Raiou a luz do dia na longa noite de trevas dos últimos 6 anos. Em nome da Nova Central, da CTB, da UGT da Força Sindical e da CSB solicito que essa democracia na relação com o poder seja levada aos Estados e Municípios. Nós estamos aqui, Sérgio Mendonça, a partir de agora com uma espécie de mantra até que seja definitivamente implementado o Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público em toda a sua abrangência. Nós já apresentamos esse tema em outras instâncias e posso afirmar que nós já temos o chassi prontinho dessa proposta, que é a Convenção 151 da OIT. Vamos reformular o Estado brasileiro a partir do setor público e a partir dos seus servidores, que são aqueles materializam a ação do Estado. Sem servidores públicos, o Estado seria pouco mais que um abstração jurídica. Precisamos de mais e melhores serviços públicos, que façam justiça à enorme carga tributária que o cidadão contribuinte paga no Brasil”, concluiu Domingos.


Assista a íntegra do discurso do presidente da CSPB:



Crédito: Vídeo gravado pelo Diretor Jurídico da CSPB, Eduardo de Souza Maia


O Diretor de Relações Institucionais da CSPB, João Paulo Ribeiro “JP” , celebrou a retomada de diálogo com o governo e deixou algumas recomendações aos representantes do poder Executivo.






“Louvamos o dia de hoje na expectativa de que, de fato, se abra a negociação efetiva. Precisamos, antes de tudo, que rever alguns retrocessos. Hoje nossos sindicalizados podem sair por uma plataforma. Nós filiamos, construímos a luta coletiva, alcançamos objetivos comuns e depois eles saem e abandonam suas entidades. Nossos aposentados estão sofrendo muito. As paridades, o decoro e o respeito com nossos aposentados foram implodidos. Nós colocamos projetos de revogação de vários ataques legislativos que atingem os trabalhadores do setor público já aposentados. Estamos avançando nesses projetos de enfrentamento, sempre reforçando que são os sindicatos que representam os trabalhadores, são eles que falam pelas categorias. Desejo êxito à nova administração e nos colocamos à disposição para construirmos, juntos, um novo país para toda a sociedade”, reforçou “JP”.

Já o Diretor Adjunto de Assuntos do Ministério Público da CSPB, Laercio Bernardes dos Reis, recordou o período “nefasto” do governo anterior e celebrou a perspectiva de uma nova era de reconstrução.





“O país viveu anos de necropolítica, anos de genocídio. Anos de criminalização da democracia, do movimento sindical e do movimento social. Perdemos Marielle, perdemos Bruno, perdemos Dom Philips e perdemos indígenas no nefasto genocídio na Região Amazônica. Não podemos deixar de registrar que, neste mesmo período, o Poder Judiciário resistiu bravamente às investidas golpistas do governo que se acabou, mas que ainda sobrevive pliticamente pelos discursos mentirosos e negacionistas que ainda são muito difundidos nas redes sociais, estrategicamente utilizadas para a manipulação da opinião pública. A extrema direita brasileira recorreu a essa estratégia para atacar o Estado e a democracia no fatídico 8 de janeiro. É preciso deixar registrado que não aceitaremos anistia aos terroristas e criminosos envolvidos. As reformas dos últimos anos foram nefastas para as categorias dos trabalhadores do setor público e privado. Também é preciso rever a política econômica que estimulou esse desmonte do Estado das Leis de proteção ao trabalho”, concluiu Laercio.


Fonte: PORTAL DA CSPB | CSPB participa da cerimônia reabertura da Mesa Nacional de Negociação com servidores federais 

Imprimir