Unemat anuncia investimentos na qualificação dos servidores técnicos

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, professor Adriano Silva, anunciou hoje (16.05) na reunião dos diretores político-financeiro e pedagógico dos campi que serão realizados diversos investimentos na política de qualificação dos servidores técnico administrativos da instituição. Entre as propostas está a oferta de um curso de especialização “lato sensu” e de um mestrado profissional na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior a ser ofertado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O pró-reitor de Administração, o servidor Valter Gustavo Danzer, explica que a reitoria da Unemat vem trabalhando diferentes frentes visando qualificar melhor o servidor da Universidade e garantir com isso uma melhor oferta de serviço para a comunidade. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Áurea Regina Ignácio, explica que “não existe produção de conhecimento numa universidade sem profissionais técnicos qualificados, sobretudo em nível stricto-sensu”, diz.

O reitor Adriano Silva, lembra que investir na qualificação do servidor técnico é fundamental para preparar a instituição para o crescimento e a consolidação da Unemat. “Nós queremos que cada vez mais, não só os nossos professores se qualifiquem, mas também os nossos técnicos, pois só assim estaremos prestando um serviço de excelência para a população, além de valorizar os nossos servidores”, disse.

Entre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Unemat para a qualificação do servidor está a oferta de uma especialização em Gestão Universitária, que foi apresentada pela equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat e encampada pela reitoria como uma ação institucional na política de qualificação do servidor.

A especialização que está em fase de ajustes finais para publicação de edital deve oferecer 40 vagas para os servidores técnicos administrativos e será totalmente financiada pela Unemat, sem qualquer custo para o servidor. A carga horária do curso é de 450 horas e a especialização será certificada pela Unemat e vai contar com professores (docentes e técnicos) da própria instituição e também de outras universidades. A aula inaugural deve ocorrer ainda em junho. O aval para a realização da especialização já foi dado pelo reitor Adriano Silva.

Nessa mesma linha, as pró-reitorias de Administração e de Pesquisa e Pós-graduação estão finalizando as negociações com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a oferta de um mestrado profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior a ser ofertado em parceria, ou seja, um mestrado interinstitucional (minter) para qualificar os servidores. A UFC já oferta esse programa de mestrado há algum tempo e alguns professores da instituição deverão ser convidados a também ministrar aulas na especialização lato sensu a ser ofertada pela Unemat.

Além desses dois cursos a Unemat está preparando a oferta de um curso de capacitação em processos licitatórios a ser ofertado para 40 servidores de todos os campi. A proposta é que os técnicos fiquem em Cáceres e recebam a capacitação de uma empresa especializada.

“Também estamos trabalhando para ofertar cursos de capacitação na modalidade a distância de forma a atingir um número maior de servidores”, explica o pró-reitor de Administração. Entre os cursos a serem ofertados nesta modalidade estão “Redação Oficial” e cursos modulares nas áreas de Gestão e Aperfeiçoamento da Educação Superior como “Recursos humanos”, “Elaboração de projetos”, “Contabilidade e finanças públicas”, entre outros.

“A medida que surgem as demandas, a administração da Unemat vai discutindo as propostas para garantir e qualificar o corpo técnico e administrativo”, diz o pró-reitor.

por Lygia Lima

Fonte: http://www.novoportal.unemat.br/?pg=noticia/8032/Unemat%20anuncia%20investimentos%20na%20qualifica%E7%E3o%20dos%20servidores%20t%E9cnicos