Reunião do Fórum Sindical

20131007 153533

Membros da Diretoria Executiva do Sintesmat (Luiz Wanderlei – Presidente e Luizito Sales – Secretario Geral) estiveram nesta segunda-feira (07-10) em mais uma reunião do Fórum Sindical junto à SAD. Entre os assuntos agendados para esta reunião estava a reestruturação do MTSaúde, o decreto que regulamenta a Lei de Insalubridade e a Lei do Assédio Moral.

A reunião era para ser realizada ainda no mês de setembro, mas foi protelada pelo governo que não marcava data para reunir com os sindicalistas. Diante deste fato, os membros do Fórum Sindical resolveram comparecer à SAD sem prévio agendamento, exigindo que o Secretário de Administração atendesse os dirigentes sindicais, uma vez que foi um compromisso firmado pelo mesmo que toda primeira segunda-feira de cada mês haveria tal atendimento.

O Secretario alegou falta de agenda e não compareceu na reunião enviando seu chefe de Gabinete, Dr. Mauro, para conversar com os sindicalistas. A primeira cobrança foi a efetiva reunião com o secretário que ficou pré-agendada para o próximo dia 14 em horário ainda a ser confirmado.

O presidente do Sinterp, Gilmar Brunetto, que coordenou a reunião chamou a atenção do chefe do gabinete quanto ao texto de lei que regulamenta o “novo” MTSaúdesalientando a questão do artigo que define os cargos de gestão da autarquia, de acordo com Brunetto, o que ficou acordado com os sindicalista é que 70% dos cargos seriam ocupados por servidores efetivos, que no texto da lei estava constando como prioritariamente. Foi solicitado à SAD que corrija tal texto, trocando a palavra “prioritariamente” por “exclusivamente”.

A presidente do Sisma, AlzitaOrmond, chamou a atenção para a inconstitucionalidade do artigo que trata da forma de pagamento do adicional de insalubridade e que precisa ser corrigido com urgência. Diante do fato, Alzita informou que já protocolou junto a SAD, PGE e Assembléia Legislativa documento solicitando providências.

Diante do fato do chefe de gabinete não poder deliberar sobre os assuntos, foi solicitado empenho para que o Secretário Faiad reúna-se com o Fórum Sindical na próxima segunda-feira (14) sendo solicitado que caso não seja possível que seja avisado com antecedência marcando uma nova data ainda na próxima semana.

20131007 153341