SINTESMAT e FESSP/MT realizam palestra sobre Assédio Moral em Cáceres

Numa parceria entre o sindicato dos Técnicos da Educação Superior (SINTESMAT) e a Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP/MT), foi realizada na ultima sexta-feira (26/09), no auditório do Hospital Regional de Cáceres, uma palestra sobre Assédio Moral.

O evento contou com a participação dos servidores da Unemat, da Prefeitura Municipal e do Hospital Regional que durante cerca de 03 horas puderam atualizar seus conhecimentos sobre o Assédio Moral. O Palestrante, Professor Dr. Luis Sérgio Lessi (USP) ressaltou que o Assédio Moral tem provocado inúmeros transtornos em todos os setores da economia, e no serviço publico não é diferente. O Dr. Lessi demonstrou em números um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo, onde foram acompanhados cerca de 800 pessoas, destas, 22 cometeram suicídio. De acordo com os estudos, cerca de 46% das pessoas assediadas pedem demissão do seu serviço por não suportarem a pressão psicológica e física em seus locais de trabalho.

A Psicóloga Maria Marta Lino de Oliveira, do Hospital Regional, chamou a atenção dos presentes para o tema e disse que o Assédio Moral está muito presente em todos os locais de trabalho e inclusive em nossos lares. De acordo com a psicóloga, gestos que as vezes consideramos simples pode ser encarado pelo outro como constrangedor.

Os dois palestrantes deixaram bem claro que nem sempre é simples o diagnóstico de assédio moral, até porque, muitas vezes o assediado não busca ajuda e seus colegas não percebem ou tem medo de manifestar sobre o assunto. O assédio moral pode ser definido como a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, de forma sistematizada e por um período prolongado durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

O evento foi organizado pela Diretoria do SINTESMAT, em parceria com a FESSP/MT e teve como patrocinadores a Nova Central Sindical e Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, - CSPB que Custearam a viajem do DR Luis Sérgio Lessi até o Mato Grosso. Foram parceiros do Evento o SISMA/MT – Seccional De Cáceres, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres - SSPM e a Unemat.

O evento também fez parte da programação de Formação inicial oferecida pela Universidade aos Servidores recém ingressados no serviço Publico.