O SINTESMAT esteve presente em reunião preparatória do Fórum Sindical, realizada na tarde de hoje, no auditório do SINTAP, com participação de representantes das mais de vinte e três categorias que representam servidores públicos do executivo estadual e integram o fórum.

 

A reunião foi preparatória para encontro com equipe do Governo Estadual que se realizará na manhã desta quinta-feira, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento – SEPLAN.

 

Os sindicalistas se reuniram para debater as possíveis mudanças que serão propostas pelo Governo Estadual acerca de três pontos centrais: alteração da data de pagamento do subsídio, alteração da data de pagamento do décimo terceiro salário, o parcelamento dos Índices de Revisão Geral Anual – RGA dos anos de 2015/2016. O objetivo da reunião foi posicionar-se coletivamente diante das possíveis mudanças, que tem sido ventiladas pela imprensa porém não foram apresentadas formalmente pelo governo aos representantes sindicais.

 

Uma preocupação geral, percebida entre os presentes, diz respeito aos impactos causados por essas mudanças na vida dos servidores, que se habituaram com o pagamento no último dia útil do mês trabalhado, além do pagamento do décimo terceiro salário no mês de aniversário, programando sua vida financeira considerando essas datas.

 

Em relação à possível parcelamento do RGA, os presentes se manifestaram de forma uníssona pela rejeição total ao parcelamento desta revisão, prevista em lei, e que representa uma garantia da atualização do vencimento do servidor de forma a preservar o poder de compra. Ademais, o governo estadual já parcelou o índice em 2015, mesmo com a reprovação de várias categorias, inclusive dos TAES da UNEMAT.

 

Ao final do debate, os sindicalistas decidiram por posicionar-se através do fórum sindical, de forma a rejeitar totalmente as possíveis mudanças, e escolheram Rogério Chapadense do Sindicato dos Fiscais do PROCON como interlocutor, para externar a posição do fórum, na reunião de amanhã com o governo.

 

Na próxima quinta-feira, após reunião com equipe do governo estadual, os sindicalistas do fórum sindical se reúnem novamente no SINTAP, no período vespertino, para analisar as propostas apresentadas pelo governo, traçar estratégias de posicionamento, e levar as medidas para conhecimento e apreciação de todas as categorias representadas no fórum.

 

Participaram, pelo SINTESMAT, o presidente Luiz Wanderlei e o diretor de comunicação sindical Eder C. Salomão.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault