O SINTESMAT esteve presente na reunião realizada pelo fórum sindical com equipe do Governo Estadual na manhã da última quinta-feira (07), no Palácio Paiaguás, na sala de reuniões Governador Garcia Neto. Inicialmente marcada para ser realizada na SEPLAN, o local da reunião foi mudado pouco antes do início, e o governador Pedro Taques surpreendeu fazendo-se presente e conduzindo toda a reunião, em companhia dos secretários de Gestão Júlio Modesto, da Casa Civil Paulo Taques, além dos adjuntos do Tesouro, Carlos Rocha e do orçamento, Roberta Pena.

 

Pelos sindicalistas estavam presentes todos que compõem o fórum sindical, além de outras carreiras, com aproximadamente vinte e quatro carreiras representadas. Escolhido pelo fórum sindical para ser o interlocutor na reunião, Rogério Chapadense, do sindicato dos fiscais do Procon, externou ao governador e equipe de gestão a posição dos sindicalistas organizados através do fórum, de manter o calendário de pagamento atual e efetuar o pagamento do RGA de 2016 de forma integral.

 

O governador garantiu o pagamento do salário de janeiro de 2016, ainda no mês de janeiro, acompanhado do décimo terceiro salário dos servidores aniversariantes de janeiro. Em relação ao restante do RGA de 2015, acordado no ano anterior para ser pago em janeiro, o governador garantiu que será pago através de folha complementar até o dia 10 de fevereiro.

 

Os secretários presentes detalharam a situação econômica do Estado, ressaltando que o momento inspira cuidado. Foram apresentados números e perspectivas da arrecadação do estado. Os secretários se comprometeram a enviar aos sindicalistas o material apresentado na reunião.

 

O secretário Júlio Modesto apresentou aos sindicalistas um panorama da situação de pagamentos em alguns estados da federação, no que se refere a salários, reajuste anual e décimo terceiro salário. Apresentou também esboços das medidas pretendidas pelo governo, com possibilidade de alteração da data de pagamento e também alteração do mês de pagamento do décimo terceiro salário, sendo essas mudanças em estudo, para os meses seguintes. Tratou também do RGA de 2016. Uma outra medida em estudo pelo governo seria a criação de uma jornada  de 35 horas semanais, sendo que na situação atual, existe a possibilidade de jornadas apenas de 30 ou 40 horas semanais. Essa alternativa, ainda em estudo, por questões legais, não poderia contemplar todos os servidores, porém, pelo rol de carreiras elencadas, a dos TAES da UNEMAT seria uma das possíveis a aderirem ao regime.

 

Ao final da fala dos secretários, o governador fez questão de ouvir cada um dos representantes sindicais presentes, questionando as opiniões sobre possível mudança no calendário de pagamento, alteração do mês de pagamento do décimo terceiro e RGA de 2016. Os sindicalistas, em sua maioria, externaram a resistência grande dos servidores em alterar a data do pagamento e do mês de pagamento do décimo terceiro salário. Relataram também ao chefe do executivo estadual, que a esmagadora maioria dos servidores desejam receber o RGA de 2016 de forma integral.

 

Ao final da reunião que durou aproximadamente três horas e meia, o governador e equipe decidiram por agendar mais duas reuniões com o fórum sindical, para que sejam debatidos os pontos apresentados, antes que uma decisão seja tomada pelo executivo. Definiram também, a data provável de decisão, para o dia 19 de janeiro.

 

Um fato a ser registrado, é que em determinado momento da reunião, o governador dirigiu-se ao presidente do SINTESMAT, Luiz Wanderlei, recordando-se ter recebido demanda no valor de 47 milhões de reais para a UNEMAT investir em infra-estrutura, e relatou que está se esforçando para conseguir esse montante.

 

Após a reunião com equipe governamental, os sindicalistas do fórum sindical se reuniram na sede do SINTAP, para analisar as informações apresentadas e definir os próximos passos, além dos detalhes de preparação para as próximas reuniões.

 

 

Pelo SINTESMAT, estiveram presentes o seu presidente, Luiz Wanderlei, e o coordenador de comunicação sindical, Eder Correia Salomão.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault