O SINTESMAT esteve presente em reunião do fórum sindical, entidade que congrega mais de vinte e três sindicatos e associações, com o governo estadual.  A reunião foi realizada no Palácio Paiaguás na última terça-feira (19), no auditório Garcia Neto, e contou com participação do governador Pedro Taques, dos secretários Júlio Modesto (Gestão), Marco Marrafon (Planejamento), Paulo Brustolin (Fazenda), além do secretário adjunto da Casa Civil.

Em sua fala o governador anunciou a manutenção do pagamento do salário no último dia do mês trabalhado, além de manter também o pagamento do décimo terceiro salário no mês de aniversário dos servidores. O governador afirmou por diversas vezes que salário não é favor, e sim direito dos servidores públicos.

O mandatário estadual afirmou que para que seja possível efetuar o pagamento sem alterar a data, diversas medidas tiveram que ser tomadas pela equipe de governo, dentre as principais anunciadas na reunião destacam-se fortalecer a atuação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos – CIRA, realizar um novo mutirão fiscal, realizar a venda de ativos do estado, realizar licitação para contratar empresa que realizará cobrança de créditos do estado, além de acessar depósitos judiciais, a exemplo do que já fizeram outros estados da federação.

Na reunião o interlocutor escolhido pelos sindicalistas foi Oscarlino Alves do SISMA, e em sua fala externou ao governador o desconforto com as notícias veiculadas na mídia sobre a possibilidade de alteração na data de pagamento e no décimo terceiro salário. Destacou também que a decisão anunciada pelo governo foi recebida como alívio pelos representantes dos servidores. Relembrou também a necessidade de se discutir o RGA de 2016, que os servidores desejam receber de forma integral.

O governador anunciou que realizará reuniões mensais com o fórum sindical, e comprometeu-se a não decidir sobre o RGA se expor a situação e discutir com os sindicalistas.

Após a reunião com o governo, os sindicalistas se reuniram no SINPAIG para analisar os resultados alcançados, além de discutir os próximos passos conjuntos, através do fórum sindical. Nesta reunião, decidiram por fortalecer o fórum sindical, além de suspender o manifesto marcado para o dia 25/01. As duas reuniões contaram com a presença de outros sindicatos, além dos que já integram o fórum, a saber: SINTEP/MT, SINDES e Associação dos servidores do Tribunal de Contas.

Pelo SINTESMAT estiveram presentes o seu presidente Luiz Wanderlei, e os diretores Josemara Sabrina dos Santos e Eder Correia Salomão.

0
0
0
s2sdefault