Nesta terça-feira (12), o SINTESMAT esteve presente em ações e mobilizações realizadas em Cuiabá.

Na manhã, o Sindicato esteve presente em reunião do Fórum Sindical, realizada na sede do SINPAIG, onde foram debatidos assuntos relacionados às categorias que permanecem em greve (ADUNEMAT, SINTEP/MT, SINTESMAT), ações do fórum sindical em relação às mobilizações que já aconteceram e passos a serem executados em apoio as categorias que permanecem utilizando o instrumento de greve.

Também no período da manhã, outra equipe do SINTESMAT esteve presente na mobilização realizada na Casa Civil, por docentes, técnicos e acadêmicos da UNEMAT. Os servidores se deslocaram para a frente da Casa Civil e encontraram portões fechados. Após algumas negociações, o Secretário da Casa Civil Paulo Taques, recebeu uma equipe de 10 pessoas, entre docentes, técnicos e acadêmicos. Foram protocoladas solicitações dos dois sindicatos na Casa Civil, pelos representantes recebidos pela equipe governamental.

Já no período da tarde, diretores, conselheiros e delegados do CONTESMAT que se deslocaram à Cuiabá para a realização da 5ª edição do CONTESMAT, participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, no auditório Milton Figueiredo.

A Audiência Pública contou com grande participação de público, com plenário lotado. Além da participação dos técnicos, grande número de professores da UNEMAT participou, além de acadêmicos das representações estudantis da Universidade. A audiência, convocada pelo Deputado Leonardo Albuquerque, e solicitada pelo SINTESMAT e ADUNEMAT, contou também com a participação dos deputados José Carlos do Pátio, Adriano Silva e Sargento Elizeu Nascimento. Participaram também, a Reitora e Vice-Reitor da UNEMAT, Ana Maria di Renzo e Ariel Lopes Torres, o presidente da FAPEMAT Antônio Carlos Máximo, a Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia Luzia Helena Trovo, Elton Batista dos Reis representando a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso – UEE/MT, Cátia Nunes da Cunha representando o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia / Centro de Pesquisa Pantanal, Luiz Wanderlei dos Santos (SINTESMAT), Luiz Jorge Brasilino (ADUNEMAT), além do Secretário da Casa Civil, Paulo Taques.

Na audiência foram debatidas a necessidade da FAPEMAT e da SECITEC para a Política de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, e suas implicações para as Instituições de Ensino Superior atuantes no Estado. Em sua fala, o Secretário da Casa Civil, representando o governo, garantiu que o FAPEMAT não será extinta, e que a ideia do governo, ainda em estudo, prevê a fusão da SECITEC com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os presentes foram unanimes na importância da FAPEMAT e a SECITEC para a Política de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato, e a necessidade da manutenção e ampliação dos investimentos para fortalecer a Ciência e Tecnologia no Estado.

Nesta quarta-feira, acontece em Cuiabá o V CONTESMAT, e também uma reunião com o Governador Pedro Taques.

 

Créditos das imagens: Eder C. Salomão, Carlos Roberto S. Júnior, Sabrina Santos

0
0
0
s2sdefault