A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)  lança edital para eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), para sete campi e reitoria da instituição. Profissionais técnico-administrativos e professores podem candidatar-se como membros da Cipa, entre os dias 21 de agosto e 04 de setembro deste ano, junto à comissão eleitoral de cada campus que será divulgada até a sexta-feira (16).

A Cipa é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes, condições e ambiente de trabalho em todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do trabalhador, regulamentada pela Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

A comissão será composta de representantes indicados pela gestão e eleitos pelos servidores. Cáceres terá uma comissão conjunta entre Campus e Sede que atuará em conjunto, e terá três servidores eleitos e três indicados pela gestão da Unemat. Os campi de Tangará da Serra e Sinop terão dois servidores eleitos e dois indicados. Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda terão um servidor eleito e um indicado pela gestão da Unemat. Já Colíder, Juara e Luciara terão um profissional indicado pela Comissão Central, conforme legislação específica.

Dentre as atribuições da comissão estão as de elaborar mapas de riscos de cada setor de trabalho, verificar nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução dos desvios, divulgar informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

A Cipa terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido e serão realizadas durante o expediente normal. As eleições serão realizadas no dia 10 de Setembro. O mandato dos membros eleitos terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

Outras informações podem ser consultadas no site www.unemat.br/prad/cipa. O Edital de abertura do processo eleitoral está no link: http://www.unemat.br/prad/cipa/documentacao/2013/edital_001_2013_prad.pdf.

13/08/2013 10:18:41    por Lygia Lima
0
0
0
s2sdefault